Celebrado no dia 26 de setembro o dia nacional dos surdos tem o principal objetivo da data é refletir sobre os direitos e a inclusão do deficiente auditivo na sociedade
O dia 26 de setembro foi criado pela Lei 11.796/2008 para comemorar o Dia da Comunidade Surda. As comemorações acontecem durante todo o mês de setembro, conhecido como “Setembro Azul” (cor do orgulho surdo), e incluem eventos como desfiles, palestras, festas para alunos surdos, apresentações de teatro e oficinas. Internacionalmente, o dia também é comemorado em 30 de setembro.
A data foi escolhida para comemorar o Congresso de Milão de setembro de 1980, que estabeleceu a proibição do uso da língua de sinais, um triste marco para essa comunidade.
Setembro Azul tem uma grande história e conquistas na luta dos surdos, com destaque para a luta pelos direitos linguísticos e culturais. Esta data é importante para a conscientização da sociedade sobre as necessidades e direitos dos surdos.
Leia também: Dia dos primos, mensagem e frases lindas com homenagem de feliz dia 26 de setembro
Em nosso país, a comunidade surda obteve o reconhecimento legal de sua língua – LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais, por meio da Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 e do Decreto Federal nº 5.626/2005, que reconhece a Libras como língua natural do Brasil surdo, e se compromete a respeitar a cultura dos surdos e respeitar o ensino de surdos em Língua Brasileira de Sinais como primeira língua e português como segunda língua.
Porque a cor Azul ?
Combinado com a cor azul que simboliza as comunidades surdas ao redor do mundo e existe em um vínculo que representa o conceito de surdo e contém a história, a cultura e a língua de uma comunidade. Também representa a opressão que os surdos sofreram em um mundo dominado pela audição por décadas.