Celebramos no dia 4 outubro o dia dos animais, uma data muito especial de conscientização e muito respeito pelos animais
A origem do Dia dos animais
A data é 1931, durante o Congresso Ecológico em Florença, Itália. Durante o congresso, foram escolhidas datas para divulgar os princípios da Declaração Universal dos Direitos dos Animais.
Apesar da existência desse dia de lembrança dos animais, os direitos dos animais foram registrados muito mais tarde. A declaração não foi ratificada pela UNESCO, agência da Organização das Nações Unidas (ONU), até 15 de outubro de 1978.
Um dos direitos dos animais é sobreviver e ser respeitado. Portanto, não temos o direito de exterminar ou explorar animais, mas devemos servi-los com nossa consciência.
Devemos proteger e evitar que os animais sejam maltratados ou maltratados. Os animais têm o direito de viver e se reproduzir livremente em seu habitat natural. Para ajudar a defender esses direitos, existem várias sociedades de proteção animal.
No Brasil, a Lei de Crimes Ambientais proíbe e pune quem maltrata, maltrata, fere ou mutila animais silvestres, domésticos ou domésticos, nativos ou exóticos.
A propósito, em nosso país, mais de 250 espécies de animais estão ameaçadas de extinção. Há pererecas, sapos, aranhas, diferentes tipos de pica-paus, tico-tico, lagartos, camaleões, crustáceos e grandes mamíferos como onças e lobos-guará.
Leia também: Dia do cachorro é celebrado no dia 4 de outubro, dia do cão
Atividades do Dia dos Animais do Jardim de Infância
A educação infantil deve conscientizar desde cedo sobre a importância de proteger e valorizar os animais que vivem em nosso ambiente.
Sejam animais domésticos (como cães e gatos) ou até animais selvagens (leões, tigres, elefantes, etc.) . A presença de todas as espécies é essencial para o equilíbrio das cadeias alimentares e dos ecossistemas.
Em muitas escolas do Brasil, em homenagem ao Dia do Animal, há atividades para ajudar os alunos a debater o tema.
Faça uma lista de animais ameaçados de extinção na área;
Jogos com o tema “Cuidar dos Animais”;
Tire fotos do seu animal de estimação e conte histórias sobre ele;
Escreva uma música sobre proteção animal;
Assista a um documentário sobre fatos interessantes sobre seus animais favoritos.