Celebrado no dia 27 de setembro ou 26 do mesmo mês, o dia de São Cosme e Damião e nesse são homenageados com orações
Existem duas datas porque o calendário oficial da Igreja Católica considera o dia 26 de setembro, mas muitas pessoas comemoram a data neste dia, pois uma catedral foi inaugurada em Roma no dia 27 de setembro em homenagem ao santo.
São Cosme e Damião são irmãos gêmeos e médicos. Além de ser o santo padroeiro das crianças, ambos são conhecidos como os santos padroeiros dos médicos e farmacêuticos.
No dia 27 de setembro, adeptos do candomblé, xangô, xambá, umbanda e batuque também comemoram o Dia de São Cosme e Damião.
Em algumas religiões, os santos são considerados erês, as almas das crianças. Assim, nos terreiros, celebra-se a alegria e a inocência.
Por serem protetores das crianças, tradicionalmente, as crianças pequenas recebem doces para mostrar sua fé durante a festa de São Cosme e Damião. Muitos crentes, quando recebem graça através dos santos, cumprem suas promessas distribuindo comida.
Leia também: Dia nacional dos surdos, setembro azul com mensagem e frases
Santo do dia Cosme e Damião
Cosme e Damião são irmãos e cristãos. Na verdade, não está claro se eles são gêmeos. Mas eles nasceram na Arábia e viveram no leste da Ásia Menor. Desde muito cedo, a dupla mostrou grande talento médico.
Eles estudaram e se formaram na Síria para atuar na profissão médica com muita competência e dignidade. Inspirados pelo Espírito Santo, eles combinaram a fé com o conhecimento científico. Como tal, seu tratamento e cura de seus pacientes, muitas vezes à beira da morte, é visto como um verdadeiro milagre.
Surpreenderam os hereges mais céticos porque não cobraram absolutamente nada por isso. A riqueza que mais os atraía era fazer da sua arte da medicina seus apóstolos para a conversão dos pagãos, e a cada dia iam conseguindo mais.
Isso provocou a ira do imperador Diocleciano, um implacável perseguidor do povo cristão. Na Ásia Menor, o governador ordenou imediatamente a prisão de dois médicos cristãos, acusados de feitiçaria e uso de maus meios de tratamento.
Ele ordenou que eles fossem brutalmente torturados por se recusarem a aceitar deuses pagãos. Em seguida, foram decapitados. A data não pode ser determinada, mas deve ter sido no século IV. Aconteceu em Ciro, uma cidade perto de Antioquia na Síria, onde foram sepultados. Mais tarde, seus corpos foram transferidos para uma igreja dedicada a eles.
Quando o imperador Justiniano ficou gravemente doente por volta de 530, ele ordenou a construção de uma magnífica igreja em Constantinopla em homenagem ao seu protetor. Mas sua fama também se espalhou rapidamente no Ocidente, começando em Roma, onde uma catedral dedicada a eles foi construída entre 526 e 530 a pedido do Papa Félix IV. Esta solene cerimônia ocorreu em 26 de setembro. Então eles começaram a comemorar neste dia.
No entanto, os nomes de São Cosme e São Damião são pronunciados indefinidamente todos os dias em todo o mundo, pois a partir do século VI foram incluídos no cânon da Missa, encerrando a lista dos mártires mencionados.
Santos Cosme e Damião são reverenciados como médicos, farmacêuticos e patronos das escolas médicas.
Oração Cosme e Damião
São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e a da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: “Deixai vir a mim os pequenino, porque deles é o Reino dos céu”. São Cosme e Damião, rogai por nós.