O Dia do Meteorologista é comemorado todos os anos em 14 de outubro. A data celebra os profissionais responsáveis por acompanhar de perto as mudanças climáticas da Terra
Ao coletar informações sobre umidade do ar, pressão atmosférica, temperatura, precipitação, etc., os meteorologistas são capazes de prever as condições climáticas em uma área específica.
Dessa forma, os meteorologistas podem ajudar a prevenir acidentes e prejuízos nos setores de serviço e produção, além de evitar que você pegue frio ou chuva na rua, etc.
Origem do dia do meteorologista
O Dia dos Meteorologistas é comemorado em 14 de outubro desde 2004, mas até recentemente o aniversário era 3 de março.
Leia também: Nossa Senhora Aparecida imagem, mensagem e oração santo do dia 12 de outubro
A mudança tem como base uma decisão da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET), que em congresso em 2004 estipulou que, devido à data de regulamentação do setor no país, deveria ser comemorado o Dia do Meteorologista: 14 de outubro de 1980, pela Lei nº. 6.835.
A mudança foi finalizada em setembro de 2008 na 1353ª Plenária Geral do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA.
23 de março é o Dia Meteorológico Mundial. A data surge em 1961 para comemorar a criação da Organização Meteorológica Mundial – OMM, agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), que existe desde 1950.
Criada dia 23 de março de 1950, portanto há 72 anos, a OMM é uma agência especializada das Nações Unidas (ONU), autoridade máxima sobre a ciência da atmosfera e recursos hídricos.
E por isso nessa data, em sua homenagem, foi criado o Dia Mundial da Meteorologia. A Secretaria Geral da OMM, com sede em Genebra, Suíça, escolhe, anualmente, desde 1961, um tema que servirá de referência às comemorações.