No dia 5 de outubro de todo ano é celebrado no Brasil o dia de São Benedito
Este dia é comemorado por toda a comunidade católica como uma homenagem e dedicação a São Benedito, considerado o santo padroeiro dos afrodescendentes, cozinheiros e donas de casa.
O Brasil é o único país a celebrar o Dia de São Benedito no dia 5 de outubro, graças a um respeito normativo especial concedido pelo Vaticano ao Sínodo Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 1983. O dia 4 de abril celebra a data da morte de São Benedito.
História de São Benedito
Benedito Manasseri nasceu em 1526 em uma família de escravos africanos na Sicília, Itália. Sendo negro, sofreu muito preconceito quando criança.
A família de Benedito sempre foi muito fanática pela fé católica. Quando criança, Benedito pastoreava ovelhas na serra, mas aos 21 anos ingressou numa comunidade eremita da Irmandade de São Francisco de Assis.
Conhecido por sua humildade e distanciamento dos bens materiais, Benedito viveu uma vida simples e feliz, seguindo os ensinamentos de Cristo e a extrema confissão religiosa.
Vários nobres, teólogos, padres, ricos e pobres procuraram o conselho e orientação religiosa de Benedito XVI, tornando-se figuras de significativa influência religiosa na cidade de Palermo onde viveu.
Benedito morreu em 4 de abril de 1589, um simples frade franciscano na cozinha do convento onde trabalhava, completamente desprendido das coisas mundanas.
São Benedito foi canonizado pelo Papa Pio VII em 1807.
Leia também: Dia da Natureza é comemorado dia 4 de outubro com muita conscientização
Oração de São Benedito
“Glorioso São Benedito, grande Confessor da fé, com toda confiança venho implorar a vossa valiosa proteção. Vós, a quem Deus enriqueceu com os dons celestes, impetrai-me as graças que ardentemente desejo, para maior glória de Deus.
Confortai o meu coração nos desalentos! Fortificai minha vontade para cumprir bem os meus deveres! Sede o meu companheiro nas horas de solidão e desconforto!
Assisti-me e guiai-me na vida e na hora da minha morte, para que eu possa bendizer a Deus nesse mundo e gozá-lo na eternidade. Com Jesus Cristo, a quem tanto amastes.
Assim seja. Amém!”